Lara Carolina
4 min readJul 1, 2023

Coração de caranguejo

Era uma vez um caranguejo.

Apesar de sua carapaça dura e suas garras afiadas, ele tinha um coração desprotegido.

Photo by David Clode on Unsplash

Ao longo da vida, por causa dessa vulnerabilidade, o caranguejo teve seu coração muito machucado.

Então, ele fugiu se isolou.

Buscou a concha que pareceu mais segura, e ali ficou. Sozinho. E seu coração ainda doía muito.

Photo by Brandon Jaramillo on Unsplash

Então, ele saiu em busca de algo que o protegesse. Até que encontrou o mais farpado de todos os arames.

Photo by Asher Legg on Unsplash

Usando suas garras e toda a sua força o caranguejo cortou o arame, e então o amarrou em torno de si, protegendo seu coração.

Algumas vezes, o arame está tão apertado que o caranguejo se machuca nele. Mas ele não se importa, melhor a dor conhecida de sua proteção que uma dor inesperada que alguém possa causar a ele.

Muita gente tenta se aproximar do caranguejo. Algumas vezes ele deixa. Mas ao primeiro sinal de que pode ser machucado ele usa suas garras e seu arame pra se proteger.

Eu tentei muito, de todas as formas, me aproximar desse caranguejo. Primeiro, ofereci a ele todas as conchas mais belas que encontrei, pra que ele pudesse se sentir mais seguro comigo.

Photo by Pavel Nekoranec on Unsplash

Depois, sem entender porque ele ainda não se desfazia do arame, tentei corta-lo, arranca-lo, para mesmo que a força, conseguir chegar perto do seu coração.

A única coisa que eu consegui, foi machucar nos dois.

Mas eu tenho muita sorte. E o caranguejo me deu novas chances de me reaproximar.

Me mostrou que com carinho, muito amor e paciência é mais fácil estar perto. E estando perto é mais fácil perceber quando os nós se afrouxam.

E eu pude perceber, que tem um momento, entre o fim da madrugada e o começo da manhã em que os arames se afrouxam, se soltam e se transformam em cordas de violão.

Então, o caranguejo toca toda a beleza do mundo pra você. É nessa hora que ele entra no seu coração e te mostra de peito aberto um pouquinho do dele.

E de pouquinho em pouquinho ele te deixa entrar.

E quando você está dentro, você percebe o arame se refazer em volta do peito dele. Mais farpado e com nós mais fortes. E então você entende que é assim que o caranguejo protege quem ele ama.

O arame farpado em volta do seu peito é pra proteger e cuidar quem ele guarda ali dentro. Por vezes, ele se machuca pra manter seguro quem ele ama.

O coração do caranguejo é o lugar mais protegido onde você pode estar.

Photo by engin akyurt on Unsplash

Caranguejo, hoje 01/07 é seu aniversário e eu celebro sua vida e o seu coração.

E celebro a sorte de ser parte da sua vida e do seu coração.

Eu desejo que a vida te seja boa. E que seu coração seja preservado.

Desejo que você receba todo amor e cuidado que merece. Todo amor e cuidado que você dedica aos seus. Que você aceite ser amado e cuidado.

Desejo que todos aqueles que você protege dentro do seu peito se tornem seus protetores e que você não precise mais do arame que protege mas machuca também.

Eu desejo que seu ciclo chegue esplêndido sem dores e feridas. E que o amor, que a felicidade, e a serenidade aliviem seu peito apertado.

Desejo que seu coração só se aperte novamente por estar inflado de tanto amor, de tanto amar.

Que a vida seja doce como você é comigo.

Obrigada pela paciência e por me ensinar a me aproximar.

Obrigada por não desistir de mim.

E me perdoe por ter tentado arrombar seu coração e entrar a força. Sem nem sequer ter percebido que eu já era parte dele.

Um feliz aniversário.

Com todo meu amor.

Lara Carolina

Escrevo tudo aquilo que quero te dizer mas que não quero que você saiba. Escrevo para outros como se falasse comigo. Escrevo pra mim, como se falasse com outros